Na hora de começar um conceito, a gente sempre se depara com uma pergunta: como imagino o design desse ambiente? Vamos seguir um design mais clássico, ou será que uma abordagem mais moderna faz mais sentido? Nesse artigo, vamos explicar as principais diferenças das duas abordagens. Vamos lá?

As principais diferenças entre design moderno e design clássico

A arquitetura clássica tem tudo a ver com simetria, equilíbrio e harmonia. A arquitetura moderna, por outro lado, é mais sobre assimetria e dinamismo. Parte da diferença é que a arquitetura clássica segue diretrizes rígidas de proporção, enquanto a arquitetura moderna tem maior liberdade de expressão.

O design clássico

Optar pela arquitetura tradicional não quer dizer tudo no design será velho ou antiquado. O design tradicional permite sim inovar, mas sem perder a essência clássica e o equilíbrio. Muitas marcas possuem uma identidade visual mais tradicional, e por isso seu design segue a abordagem clássica.

Loja Dolce & Gabana segue um design tradicional e clássico.

O design moderno

Já no design moderno, existe maior liberdade para criar com assimetria, texturas e formas, criando assim designs diferentes, que não seguem exatamente uma única tendência. Por ser uma abordagem mais livre, tudo é possível, inclusive utilizar elementos do design mais clássico em detalhes como paredes, mobiliários e decorações.

A Lumada EPI optou por uma abordagem moderna de design.

Minimalismo x Maximalismo

Ainda falando sobre design e decoração, é preciso entender a quantidade de informação que o ambiente transmite. Em ambientes minimalistas, as peças de mobiliário e decoração são escolhidas para serem protagonistas, chamando atenção através da ausência de muitos detalhes. Esses ambientes são mais “clean”, mas também podem ser considerados mais frios ou impessoais.

Já no estilo maximalista, a abordagem consiste em demonstrar através de detalhes a personalidade da marca ou pessoa. Com decorações, cores, mobiliários e mais, cria-se um ambiente que se torna mais próximo de quem visita.

É possível alinhar essas tendências tanto com a arquitetura tradicional como com a arquitetura moderna.

A loja da Vivara segue uma abordagem clássica e minimalista, enquanto a Quem Disse, Berenice segue um design moderno e maximalista.

Como escolher?

No final das contas, o que vai ditar essa escolha é o seu gosto e a personalidade da sua marca. Não existe regra sobre como definir o conceito do projeto, e você pode criar da maneira como desejar.

Para isso, a LG está preparada para criar projetos exclusivos junto com você, buscando sempre as últimas tendências seja qual for a abordagem que você desejar. Entre em contato e saiba mais!