Que a COVID-19 apresenta diversos desafios, não é nenhuma novidade. A pandemia exige medidas que atingem todos os setores, desde o setor da saúde, claro, até o industrial, mas especialmente para o varejo. Tudo que tem interação humana precisa ser repensado para garantir a segurança.

Já se fala em “Retomada do Varejo” há algum tempo, mas com o avanço das vacinações no Brasil, essa retomada está cada vez mais clara em nosso horizonte. Mas para garantir que seu negócio esteja preparado para receber seus clientes, é preciso se atentar a detalhes muito importantes. Confira a seguir no artigo.

Fluxo de clientes

Já falamos anteriormente que um bom projeto de Store Design estuda o fluxo dos clientes dentro da loja, e nesta fase de retomada isso é extremamente importante. Você precisa estudar como funciona o fluxo de clientes dentro do seu PDV para garantir que os produtos estejam em exibição na ordem certa, e que você disponibilize sanitização para as mãos dos clientes nas horas e lugares certos.

Você pode realizar esse estudo das mais variadas formas, desde usar a análise humana ou até mesmo com dispositivos e sensores de IoT (Internet das Coisas). Assim, você pode identificar o fluxo, e verificar hot zones, que são zonas que podem gerar aglomerações, e tomar decisões de negócio de acordo com os dados.

A visão é melhor que o tato

Com o risco de propagação de vírus, o melhor é investir em vitrines e displays que incentivem o consumidor a “comer com os olhos”. Ao evitar o contato do cliente com diversos produtos e superfícies que ele não pretende adquirir, você ajuda a protegê-lo. Você pode fazer isso de diversas formas, como utilizando de totens informativos onde o cliente pode conhecer a fundo cada produto através de vídeos e animações, ou através de degustações dos produtos oferecidas pelos próprios vendedores.

Entender melhor o consumidor

Segundo estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os consumidores brasileiros aumentaram suas compras online e aderem cada vez mais a meios digitais de pagamento, e esses hábitos devem continuar mesmo após o fim da pandemia. Isso significa que a pandemia transformou os hábitos dos consumidores para sempre, e o varejo precisa acompanhar.

Invista em serviços como Retirada em Loja, ou adapte suas caixas para receberem meios digitais como PIX e outros meios de pagamento sem contato, pois esses são alguns diferenciais.

Identidade visual é tudo

Sabemos que a identidade visual de uma loja pode quebrar ou fazer uma marca. Em um tempo em que precisamos de tantos avisos, placas e sinais, invista em fazer placas personalizadas, com a identidade da sua marca. Assim, os clientes percebem os avisos, normas e sinais como parte da experiência da loja, o que torna a jornada de compra mais agradável.

Com um projeto de Store Design bem elaborado, sua marca de varejo estará pronta para enfrentar os desafios da retomada. A LG Oficina Criativa está pronta para ajudar você a superar cada obstáculo e atingir o sucesso. Vamos bater um papo?