Quando você encontra duas opções de produto ou serviço que são bastante similares, o que move a sua decisão? Muitos dirão que o preço é um fator de decisão, mesmo que isso vai muito além. O café servido na padaria da esquina não é tão diferente do Café Americano servido em um Starbucks. Mas o que leva as pessoas a pagarem cinco vezes mais em um café? A grande diferença está no Branding. A marca Starbucks oferece muito mais que um café: oferece um espaço confortável e aconchegante, bem planejado. Oferece uma experiência de compra diferenciada, personalizada. Além de tudo isso, o Starbucks transforma o simples café passado em um café diferente, com um nome próprio, servido no mesmo copo que seus cafés mais rebuscados.
Oferecer uma experiência diferenciada é o que permite que qualquer marca possa cobrar mais por seus serviços. De repente, o preço não é mais um fator tão importante na decisão, porque experiências valem muito mais do que o valor monetário. Experiências são pessoais, e cada pessoa enxerga um valor diferente.
Como deixar de vender produtos para vender experiências?
Antes de mais nada, é preciso refletir: como meu produto ou serviço pode impactar positivamente a vida do meu cliente? Como eu posso entregar mais do que o cliente espera?
Cada cliente tem suas próprias expectativas em relação ao seu negócio, e por isso você deve fazer sua lição de casa. Estude, observe, faça pesquisas e busque entender ao máximo o seu cliente. A partir desses dados, você pode passar para o próximo passo, que é adaptar sua marca a essa nova visão estratégica.
Para adaptar sua marca, é importante estabelecer seu novo posicionamento e criar um conceito diferenciado. Isso vai além de ter um manual de marca para aplicar uma logomarca corretamente: você precisa entender onde sua marca se posiciona no mercado e como agir para atingir os objetivos estratégicos.
E por fim, com seu posicionamento estrategicamente definido, você pode redesenhar seus processos de atendimento, seus preços e, principalmente o design de sua loja, para que o seu cliente tenha uma experiência sem igual.
O Store Design como ferramenta
Nessa jornada, o Store Design será sua principal ferramenta para auxiliar sua marca a alcançar o coração dos clientes. Através dos processos criativos, nós estudamos sua marca e seu posicionamento, seu ponto de venda e os seus clientes, desenvolvendo um projeto único.
O Store Design leva em consideração cada aspecto da jornada do seu cliente. Desde o momento que ele visualiza a fachada de sua loja até ele ir embora, cada passo é levado em conta. Estudamos o fluxo de clientes, o processo do pensamento por trás de cada escolha, de cada compra. E assim é feito até mesmo um planograma de como exibir seus produtos em prateleiras ou vitrines, afinal, não é por coincidência que você encontra um belo brigadeiro bem na hora de fechar seu pedido no Starbucks. Os produtos precisam ser estrategicamente dispostos para aumentar o ticket médio de um cliente, mas ao mesmo tempo sem “empurrar” o produto.
LG Oficina Criativa e o Store Design
Aqui na LG Oficina Criativa, nós temos uma equipe multidisciplinar que é especialista em Store Design. Trabalhamos juntamente com a sua equipe para que o seu projeto seja único e que a experiência do seu cliente seja sem igual.
Seja qual for seu nicho de negócio, estamos preparados para atender suas demandas.
E aí, vamos bater um papo? Entre em contato com a gente!