O Design Funcional é um conceito que está presente em diversos segmentos. Do webdesign à arquitetura, estamos sempre em busca de elementos que sejam práticos, que funcionem bem, ao mesmo tempo em que sejam esteticamente agradáveis.
No ramo da arquitetura, este é um tema que está em bastante destaque, principalmente com os espaços nas grandes cidades ficando cada vez menores. No design funcional, cada móvel ou objeto é escolhido com a missão de otimizar o uso daquele espaço. Além disso, os itens também são dispostos de maneira inteligente, para que o espaço seja aproveitado ao máximo, deixando-o fluido e fácil de ser transitado.
Mas afinal, como fazer um projeto esteticamente bonito, mas que também seja prático para o dia a dia? Como adaptar um espaço limitado para que ele ofereça conforto, mas ao mesmo tempo funcionalidade?
Neste artigo, vamos falar sobre formas de aplicar o design funcional a diversos ambientes.
Design Funcional em salas de estar
Dentro de uma casa, cada ambiente tem seu grau de importância, mas com certeza a sala de estar é o ambiente mais versátil e utilizado. Ela é o primeiro contato, a apresentação da casa, além de também cumprir outras funções como ser o lugar para receber os amigos e família, ou para entretenimento.
Pela versatilidade do ambiente, é preciso pensar em soluções que integrem seus diversos usos. Por exemplo, se você usa a sua sala de estar para entretenimento, como jogar videogames ou assistir televisão, faz sentido uma solução para aproveitar o espaço das paredes, criando prateleiras, nichos e suportes para fixar a televisão, bem como demais aparelhos. Esses espaços também podem servir para armazenamento e decoração, simultaneamente.
Já se você recebe convidados com frequência, pode-se investir em peças que possam servir tanto de apoio como assento. Garden seats possuem essa dupla função, e você pode usá-los tanto como mesas de apoio como bancos.
Com criatividade, é possível desenvolver o projeto ideal para otimizar o uso do espaço, priorizando as principais formas de uso. Pode-se desenvolver móveis que tenham dupla, ou às vezes tripla função, como apoio, armazenamento e assento. O principal é sempre ter em mente como o espaço será utilizado e imaginar a solução para trazer praticidade para este uso.
Design Funcional em cozinhas
Entre todos os espaços de uma casa, a cozinha é certamente o mais utilizado. E, consequentemente, é também um dos ambientes que mais se beneficiam do design funcional. A intenção é sempre facilitar o uso e priorizar o que é mais importante. Por exemplo, os tradicionais fogões têm sido substituídos por cooktops, já que muitas pessoas não utilizam o forno. Com isso, ganha-se mais espaço de armazenamento.
Na cozinha, o uso dos armários planejados é uma forma muito comum de trazer funcionalidade para o design. Assim, você pode adaptar cada espaço em cada armário para suas necessidades, facilitando o acesso aos itens de maior uso no dia a dia.
Como vimos, trazer o design funcional para a arquitetura de interiores transforma um projeto esteticamente atraente em um espaço que funciona, que atende as necessidades de quem o utiliza.
A LG aplica os conceitos de design funcional em todos os projetos, sejam eles residenciais, corporativos ou de store design, garantindo assim que cada projeto seja perfeito para seu respectivo espaço.