Há alguns anos, comprar online era uma novidade e poucas pessoas se aventuravam. Hoje, a comodidade se tornou regra em praticamente todos os segmentos e até mesmo as compras em supermercados podem ser feitas através da internet. Porém, com a transformação digital, muitas marcas se viram fazendo o caminho inverso: trazer o on para o off. Hoje, enxergamos que o digital não é uma ferramenta, e sim uma extensão do mundo físico. A partir dessa visão, integrar os serviços digitais com os serviços físicos torna-se essencial. Confira alguns exemplos de como as lojas estão expandindo seus canais:

Guide Shops

Amaro Guide Shop

Um dos exemplos mais interativos em se tratando de integração omnichannel é, de fato, as Guide Shops. Elas são como um catálogo de tudo o que a loja possui em seu site, onde você pode ver, provar e até comprar na loja física e receber em casa. Um exemplo de sucesso é a Amaro, que já está no mercado há anos e lançou Guide Shops em São Paulo e Rio de Janeiro, onde é possível ver o catálogo, provar e até comprar por meio dos tablets e computadores dentro da loja. É possível receber seus produtos em casa, retirar na loja produtos comprados online ou até mesmo levar produtos do mostruário da loja.

Guide Shop da MadeiraMadeira

O modelo não é exclusivo para vestuário. O site MadeiraMadeira, de móveis e decoração, também disponibiliza uma guide shop para que seus clientes possam conhecer os produtos e testá-los. Há guide shops dos mais variados segmentos, até mesmo de pneus. O conceito ajuda com que o cliente crie um relacionamento com a marca, além de reduzir custos e taxas de devolução.

Retire na Loja

Ao disponibilizar ao cliente uma área de retirada de pedidos realizados pela internet, é possível não apenas oferecer uma entrega mais rápida ao cliente, mas também criar novas oportunidades de compra. Para isso, um bom Store Design pode ajudar sua empresa a identificar necessidades dos consumidores e criar um layout para a loja que antecipe essas necessidades, gerando assim oportunidades tanto de relacionamento quanto de novas vendas.

Autoatendimento e Contactless

Cardápio sem contato

 Com as medidas de distanciamento impostas pela pandemia de COVID19, houve um grande aumento na demanda por autoatendimento e formas de pagamento sem contato. A integração das lojas com meios digitais em cardápios, formas de pagamento, catálogos, entre outras medidas, trazem ao cliente uma experiência diferente do que ele está acostumado. Restaurantes podem manter seu cardápio em tablets disponíveis nas mesas, e o cliente pode realizar o pedido que vai diretamente para a cozinha. Além de mais eficiente para o estabelecimento, o cliente também sente maior segurança. Já o autoatendimento está cada vez mais popular em supermercados e outras redes de varejo, onde você mesmo pode fazer o seu checkout sem precisar de contato com atendentes. Tudo isso pode ser previsto na fase de planejamento do Store Design.

Área para Entregadores

Parklet com área para entregadores

Outro aspecto que cresceu bastante nos últimos dois anos foi o delivery, e ter em sua loja um espaço exclusivo para que entregadores possam retirar pedidos pode ser um diferencial para o seu negócio, uma vez que traz mais agilidade. Como feito no projeto da Genebra Bebidas, que dispõe de uma área de espera para entregadores, com espaço para estacionar, assentos, banheiro e um balcão exclusivo para retirada de pedidos de delivery.

Estar presente nos meios digitais não é mais um diferencial da sua empresa, é uma necessidade. Aqui na LG, estamos preparados para ajudar você a tornar sua transformação digital em uma realidade, criando projetos que atendam às necessidades dos seus clientes e do seu negócio. Vamos bater um papo?